
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA
O ESTUDO DE QUIRÓPTEROS

Brazilian Bat Research Society

AMAZÔNIA
Maior floresta tropical úmida do mundo. A Floresta Amazônica é formada por diferentes ecossistemas e apresenta uma das maiores biodiversidades da flora e fauna do mundo.
São conhecidas pelo menos 146 espécies de morcegos nesse bioma, que corresponde a aproximadamente 80% de todas as espécies que ocorrem no Brasil.

CAATINGA
Formação vegetal sazonalmente seca, com vegetação adaptada a escassez de água, como cactáceas, bromélias e uma gama de outras plantas espinhosas e caducifólias.
Atualmente são conhecidas pelo menos 82 espécies de morcegos nesse bioma.
CAMPOS SULINOS
A vegetação natural do sul do Brasil é um mosaico de campos, vegetação arbustiva e diferentes tipos florestais. Na região sul do Brasil, ocorrem pelo menos 70 das 182 espécies de morcegos dadas para o Brasil.

CERRADO
Considerado a savana de maior biodiversidade do mundo, é composto por um mosaico contínuo de diferentes fitofisionomias que vão desde campos até florestas de dossel fechados. O Cerrado brasileiro apresenta pelo menos 118 espécies de morcegos.

MATA ATLÂNTICA
Bioma heterogêneo composto majoritariamente por florestas tropicais úmidas, florestas sazonalmente secas, campos de altitude e vegetação arbustiva de restinga. A Mata Atlântica é reconhecidamente um dos biomas mais biodiversos do mundo. Neste bioma ocorrem 98 espécies de morcegos de oito famílias.

PANTANAL
A vasta planície inundável do Pantanal é uma formação recente e central na América do Sul, que abriga espécies originárias de diferentes partes do continente. Chiroptera é a ordem de mamíferos mais rica no Pantanal, representada por pelo menos 65 espécies.
_JPG.jpg)
Secretaria Especial
Com o objetivo de ampliar a comunicação entre os sócios, membros da SBEQ, comunidade científica e o público em geral, a SBEQ formou a Secretaria Especial de Comunicação, Divulgação e Atendimento ao Público. Clique em ver mais e conheça os trabalhos que estamos desenvolvendo.
Foto: Fábio Falcão
