bolsas.png

Abertura

A Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros – SBEQ foi contemplada com recursos financeiros oriundos do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE 02/2020) celebrado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a mineradora Vale S.A, com administração dos recursos pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). Os recursos recebidos pela SBEQ serão destinados a dois programas de concessão de bolsas de estímulo à pesquisa com morcegos no Brasil. Assim, a SBEQ torna público os editais do Programa Pequenas Bolsas em Biologia, Ecologia e Conservação de Morcegos e o Programa DD - As espécies de morcegos mais desconhecidas do Brasil. Convocamos interessados a inscreverem-se no período de 19/12/2020 a 31/01/2021, nos termos estabelecidos.

Editais

Programa Pequenas Bolsas em Biologia, Ecologia e Conservação de Morcegos

Tem como objetivo apoiar financeiramente seis (6) projetos de pesquisa nas áreas de biologia, ecologia ou conservação de morcegos com ocorrência no Brasil, de pesquisadores em início de carreira (estudantes de graduação, mestrado ou doutorado) vinculados a instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Ressalta-se que ao menos uma das bolsas deverá ser obrigatoriamente destinada à projeto focado na interação entre morcegos e cavernas. Cada bolsa, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Programa DD – As espécies de morcegos mais desconhecidas do Brasil

Tem como objetivo apoiar financeiramente dois (2) projetos de pesquisa focados no preenchimento de lacunas de informações para um conjunto de espécies de morcegos com ocorrência no Brasil. As informações atuais disponíveis para estas espécies são identificadas como inexistentes, incompletas ou insatisfatórias, e a falta de informações básicas, como distribuição, tamanho populacional ou mesmo ameaças, impede uma avaliação correta do status de conservação destas espécies e de seus riscos de extinção. Cada projeto será contemplado com uma bolsa de pesquisa, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).