

Nossos Objetivos
Este comitê tem, por objetivo geral, a implementação do bom uso dos métodos bioacústicos para o estudo de quirópteros no Brasil. Os membros deste comitê estarão disponíveis para auxiliar os sócios da Sbeq sobre qualquer aspecto relacionado com o tema, seja em relação a equipamentos, projetos e/ou cursos.
Objetivos específicos:
Coordenar a elaboração de protocolos de estudos em bioacústica;
Criar uma biblioteca nacional de vocalizações de morcegos brasileiros;
Ofertar cursos de introdução à bioacústica, apoiados institucionalmente pela Sbeq;
Criar um credenciamento Sbeq para pessoal capacitado em análise bioacústica de morcegos.
Biblioteca de Sons
A biblioteca de sons da SBEQ tem como objetivo principal suportar o uso de métodos acústicos para o estudo de morcegos no Brasil. Com esta biblioteca pretendemos aumentar a capacidade de coletar, compilar e preservar gravações de morcegos brasileiros, assim como promover o uso dessas gravações para diversos fins tais como pesquisa científica, trabalhos técnicos e educação ambiental. Neste momento, a nossa biblioteca conta com 221 gravações pertencentes a 32 taxa distintos em 4 biomas brasileiros.
Embora de livre acesso, a utilização de gravações desta biblioteca para fins de publicação científica e/ou comercial carece de autorização prévia do Comitê de Bioacústica da SBEQ e de cada um dos seus coletores originais. Se desejar contribuir com arquivos para esta biblioteca, por favor contacte-nos através do e-mail acustica.sbeq@gmail.com.
Acesse AQUI o nosso catálogo das gravações com metadados.
Todos os arquivos de sons do nosso catálogo estão disponíveis abaixo. Acesse o link SBEQ de cada bioma para ter acesso a pasta e fazer download dos arquivos.
Amazônia
Caatinga
Campos Sulinos
SBEQ
Em Breve

Em Breve Sons dos Campos Sulinos
Cerrado
Mata Atlântica

Exemplos de Sons da Mata Atlântica
Pantanal
SBEQ
Em Breve
Bibliografias Sugeridas
-
Identificação Acústica de Morcegos Neotropicais (Comitê de Bioacústica Sbeq, Março 2018);
-
Who’s calling? Acoustic identification of Brazilian bats (Arias-Aguilar et al., 2018);
-
Ecological and Behavioral Methods for the Study of Bats (Kunz & Parsons, 2009);
Outras referências úteis:
Como citar informações desta página:
Hintze, F; Bernard, E.; Aguiar, L.; Pereira, M.J.; Bobrowiec, P. & Falcão, F. 2019. Comitê de Bioacústica. SBEQ 2019.v2.<http://www.sbeq.net/bioacustic>acessado em: