Nossos Objetivos

Este comitê tem, por objetivo geral, a implementação do bom uso dos métodos bioacústicos para o estudo de quirópteros no Brasil. Os membros deste comitê estarão disponíveis para auxiliar os sócios da Sbeq sobre qualquer aspecto relacionado com o tema, seja em relação a equipamentos, projetos e/ou cursos.

Objetivos específicos:

Coordenar a elaboração de protocolos de estudos em bioacústica;

Criar uma biblioteca nacional de vocalizações de morcegos brasileiros; 

Ofertar cursos de introdução à bioacústica, apoiados institucionalmente pela Sbeq;

Criar um credenciamento Sbeq para pessoal capacitado em análise bioacústica de morcegos.

Biblioteca de Sons

A biblioteca de sons da SBEQ tem como objetivo principal suportar o uso de métodos acústicos para o estudo de morcegos no Brasil. Com esta biblioteca pretendemos aumentar a capacidade de coletar, compilar e preservar gravações de morcegos brasileiros, assim como promover o uso dessas gravações para diversos fins tais como pesquisa científica, trabalhos técnicos e educação ambiental. Neste momento, a nossa biblioteca conta com 221 gravações pertencentes a 32 taxa distintos em 4 biomas brasileiros.

 

Embora de livre acesso, a utilização de gravações desta biblioteca para fins de publicação científica e/ou comercial carece de autorização prévia do Comitê de Bioacústica da SBEQ e de cada um dos seus coletores originais. Se desejar contribuir com arquivos para esta biblioteca, por favor contacte-nos através do e-mail acustica.sbeq@gmail.com.

Acesse AQUI o nosso catálogo das gravações com metadados.

 

Todos os arquivos de sons do nosso catálogo estão disponíveis abaixo. Acesse o link SBEQ de cada bioma para ter acesso a pasta e fazer download dos arquivos.

Image by Sébastien Goldberg
Amazônia
Exemplos de sons da Amazônia

Exemplos de sons da Amazônia

Reproduzir vídeo
CAATINGA.webp
Caatinga