SOCIEDADE BRASILEIRA PARA
O ESTUDO DE QUIRÓPTEROS

 

Brazilian Bat Research Society

 

Fique por dentro das principais notícias

Entenda o coronavírus 

O surto de um novo coronavírus, com origem aparente em Wuhan, na China, tem levado muitas pessoas a questionar-se sobre a relação deste surto com morcegos e sobre a possibilidade de serem infectados pela doença pela proximidade destes animais.

 

A SBEQ traduz e adapta aqui uma publicação de 30 de janeiro da Bat Conservation International, incluindo ainda novas informações recentemente publicadas em renomadas revistas científicas como The Lancet.

Janeiro de 2020

Revisão da Lista de Morcegos Ameaçados do Brasil

No final de 2018 (26 a 30 de novembro) ocorreu a oficina para avaliação das espécies d emorcegos ameaçadas de extinção, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

A oficina foi realizada na Academia Nacional de Biodiversidade situada em Iperó-SP. Vinte cinco pesquisadores de várias partes do Brasil e técnicos do ICMBio analisaram o estado de conservação das espécies que ocorrem no território Brasileiro. O objetivo da oficina foi discutir e categorizar cada uma das 182 espécies brasileiras seguindo os critérios estabelecidos pela IUCN (The International Union for Conservation of Nature).

 

Os resultados obtidos na reunião ainda irão passar por um processo de validação conduzido pelo ICMBio, antes de encaminhamento para publicação oficial.

26 a 30 de Novembro de 2018

IV Congresso Latino Americano de Mastozoologia

Foi realizado em julho de 2018 o IV Congresso Latino Americano de Mastozoologia na cidade de La Paz Bolívia. O evento contou com 220 participante de 14 países.

 

A SBEQ teve uma participação efetiva no evento especialmente no Simposio Estadual actual de las investigaciones sobre murciélagos em Sudamérica. Participaram do simpósio os representantes da SBEQ Marlon Zortéa e Enrico Bernard. Na oportunidade foram discutidos os assuntos a respeito do tema, em especial a consolidação da SBEQ a Rede Latino — Americana de Conservação dos Morcegos. O Prof. Enrico Bernard da
Universidade Federal de Pernambuco apresentou ainda o trabalho “Proteção e Conservação de morcegos brasileiros: situação atual e perspectivas”.

Julho de 2018

2020 SBEQ