SOCIEDADE BRASILEIRA PARA
O ESTUDO DE QUIRÓPTEROS

 

Brazilian Bat Research Society

 

Fique por dentro das principais notícias

Confira a participação do Presidente da SBEQ, Enrico Bernard, no episódio #053 do Que bicho é esse?  morcego-vampiro (Desmodus rotundus)

 

Confira a participação do Presidente da SBEQ, Enrico Bernard, no episódio #053 – do Que bicho é esse? do podcast de divulgação científica DesAbraçando  Árvores  Podcast.

 

Neste episódio a Dra. Miriam Perilli conversa com o Prof. Dr. Enrico Bernard sobre os fascinantes e mal compreendidos morcegos-vampiros.

O canal Desabraçando Árvores lança periodicamente podcasts sobre ecologia e conservação. Com o objetivo de comunicar ciência e conservação com humor e contação de estórias, apresentando a dimensão humana da pesquisa.

Conheça: https://www.desabrace.com.br/

Acesse o Podcast: https://open.spotify.com/episode/4cN6U9W8X3r4rsU80wwkcW?si=5_XNJfM2RN66sIcqbspQZA

08 de novembro, 2020

Confira a participação do Presidente da SBEQ, Enrico Bernard, no episódio #054 – sobre morcegos, rir e pensar

 

Confira a participação do Presidente da SBEQ, Enrico Bernard, no episódio #054 – sobre morcegos, rir e pensar, do podcast de divulgação científica DesAbraçando  Árvores  Podcast.

O canal Desabraçando Árvores lança periodicamente podcasts sobre ecologia e conservação. Com o objetivo de comunicar ciência e conservação com humor e contação de estórias, apresentando a dimensão humana da pesquisa.

Conheça: https://www.desabrace.com.br/

Acesse o Podcast: https://open.spotify.com/episode/09YCmtkJpOMJLvI0wLlIud?si=db_xLilXS5anCLrJowjTRw

25 de outubro, 2020

Novo documento do grupo de especialistas em morcegos da IUCN sobre a COVID-19

 

É de opinião do painel que existe um risco credível de transmissão de SARS-CoV-2 de humano para morcego, mas esse risco pode ser reduzido usando estratégias de mitigação apropriadas. As seguintes recomendações foram desenvolvidas para incentivar e auxiliar especialistas em morcegos e entusiastas envolvidos no resgate e reabilitação de morcegos em todo o mundo para preparar e implementar essas estratégias de mitigação. Diretrizes especiais relativas ao SARS-CoV-2 devem ser incluídas na estrutura geral de saúde e segurança nas instalações envolvidas no resgate e reabilitação de morcegos e levar em conta todos os riscos, capacidades e regulamentos regionais

Acesso ao Documento

15 de Julho, 2020

Participação da Vice-presidente da SBEQ, Maria João Ramos Pereira no Pint of Science Portugal

 

Maria João Ramos Pereira, nossa vice-presidente, participou do festival Internacional de ciência Pint of Science – Portugal, apresentando a palestra “De cabeça para baixo: a riqueza da vida através dos morcegos”.

Nessa conversa, através dos morcegos, entenderemos como surgiu a extraordinária diversidade dos trópicos e como as nossas ações colocam em risco uma biblioteca de soluções fundamentais à nossa sobrevivência.

Assista em: https://www.facebook.com/watch/?v=321225388959250

08 de Setembro, 2020

Protocolo de Biossegurança

 

A SBEQ em parceria com a Fiocruz, elaborou um Protocolo com recomendações de biossegurança e boas práticas de campo para atividades que envolvam captura e manuseio de morcegos em vida livre, visando minimizar os riscos de transmissão do SARS-Cov-2 de humanos para morcegos, assim como o risco de transmissão de outros patógenos de potencial zoonótico de morcegos para humanos.

As recomendações aqui apresentadas devem somar-se às apresentadas pelo grupo de especialistas da IUCN.

Acesso ao Documento

10 de Julho, 2020

O ICMBio disponibilizou a 3ª edição do Relatório de Rotas e Áreas de Concentração de Aves Migratórias no Brasil. Pela primeira vez, este documento traz também informações sobre morcegos.

 

Em 10 de Julho de 2020, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publico a 3ª edição do Relatório de Rotas e Áreas de Concentração de Aves Migratórias no Brasil. Pela primeira vez, este documento traz também informações sobre morcegos.

 

Os pesquisadores Enrico Bernanrd & Mariana Delgado-Jaramillo contribuíram com uma análise de sobreposição de riqueza de espécies e espécies ameaçadas de morcegos em áreas com alta concentração de parques eólicos. Nesta análise, os pesquisadores mostraram que existe quadrículas de 5 x 5 km que tinham em 2017 mais de 3,5 milhões de metros quadrados de área de rotor de turbinas, indicando alto risco de colisão nestas áreas. Foi apontado também que algumas das quadrículas com maior número de turbinas estão em áreas com alta riqueza de espécies, e outras em áreas que são grandes vazios amostrais para morcegos.

Acesse o documento completo AQUI.

10 de Julho, 2020

Prosa com Ciência

Por que os morcegos são tão importantes?

No dia 26 de Junho o Presidente da SBEQ, Enrico Bernard, conversou com Mariana Guenther sobre como ele começou a estudar morcegos, alguns mitos e verdades sobre esses animais, sua importância ambiental e econômica, as diferentes formas de se estudar morcegos no campo e em laboratório e o que nós devemos fazer quando encontrarmos ou formos mordidos por esse animal.


PS: Ouça até o final dos créditos 😊🦇

Ouça e siga no agregador de sua preferência:


Anchor; Spotify; Deezer; Apple Podcasts; Google Podcasts;  Pocket Casts
TuneIn;  RadioPublic; Breaker; Overcast; Castbox; Castro

26 de Junho, 2020

Morcegos e Covid-19: vilões ou vítimas?

 

Neste Dia Mundial do Ambiente, os cientistas Maria João Ramos Pereira (Vice-presidente da SBEQ; PPGBAN-UFRGS) e Enrico Bernard (Presidente da SBEQ; PPGBA – UFPE) publicam artigo no Jornal Folha de São Paulo: Morcegos e a Covid19: vilões ou vítimas?

Neste artigo de opinião os autores destacam que culpabilizar animais silvestres por contaminações virais para humanos é cientificamente incorreto e claramente um desserviço, reforçando a importância de aproveitar o cenário atual para nos conscientizarmos de que a causa dos desequilíbrios ambientais que estão na origem da pandemia de CoVid-19 é o modelo de desenvolvimento que teimamos em seguir e que, caso não alteremos a nossa ação sobre o planeta, novas pandemias possivelmente se seguirão.

No final do texto os autores partilham a reflexão feita pelo renomado conservacionista Thomas Lovejoy na revista National Geographic (Maio 2020): “A natureza nos sustenta. É onde nos originamos. A lição para a humanidade dessa pandemia não é ter medo da natureza, mas restaurá-la, abraçá-la e entender como viver e se beneficiar dela. Toda essa biodiversidade é essencialmente uma gigantesca biblioteca de soluções, pré-testadas pela seleção e evolução naturais, para vários desafios biológicos. A biologia idiossincrática dos morcegos, por exemplo – o fato de serem de alguma forma imunes ao coronavírus – pode contribuir para o desenvolvimento de um tratamento em humanos. A humanidade tem um enorme respeito pelas bibliotecas de nossas próprias obras; há todas as razões para tratar a biblioteca viva da natureza com o mesmo respeito e cuidado”

Para ler o artigo na íntegra, acesse AQUI

05 de Junho, 2020

Newsletter SBEQ - Abril de 2020

 

Um dos objetivos da nova gestão da SBEQ (2019–2021) é ampliar e melhorar os canais de comunicação entre os diferentes membros da sociedade, incluindo diretoria, secretarias, comitês e sócios. Por isso, começaremos a publicar boletins informativos periodicamente para divulgar as últimas atividades da SBEQ aos interessados.

Acesse o Boletim informativo de Abril de 2020.

Você também pode acompanhar a Newsletter pelo grupo do Whatsapp*.

*Apenas administradores do grupo poderão enviar mensagens. O grupo serve exclusivamente para envio de informes periódicos e da newsletter.

Se já é sócio da SBEQ, mantenha sua anuidade em dia! Se ainda não faz parte do quadro de sócios, associe-se já! A SBEQ precisa de você para continuar crescendo e lutando em prol dos morcegos!

30 de Abril, 2020

Participação no Podcast Desabraçando Árvores

Participação do Presidente da SBEQ, Enrico Bernard, no episódio “Bicho #040: morcegos (Ordem Chiroptera)” do podcast de divulgação científica Desabraçando Árvores.

O canal Desabraçando Árvores lança periodicamente podcasts sobre ecologia e conservação. Com o objetivo de comunicar ciência e conservação com humor e contação de estórias, apresentando a dimensão humana da pesquisa.

26 de Abril de 2020

A SBEQ manifesta profundo pesar pelo falecimento do Professor Thomas Kunz.

 

Tom, como gostava de ser chamado, foi um dos principais nomes no estudo de morcegos das últimas décadas. Publicou centenas de artigos e vários livros sobre ecologia e conservação de morcegos. Seus artigos, capítulos e livros estão entre as referências básicas para a formação de qualquer profissional que trabalhe com morcegos. A ele é atribuído o cunho do termo aeroecologia, o estudo de como as formas de vida transportadas pelo ar ou que utilizam ativamente o espaço aéreo interagem com outros componentes bióticos e abióticos da atmosfera. Tom trabalhou em praticamente todo o planeta, e dedicou boa parte da sua pesquisa à diversidade de morcegos neotropicais, com importante contribuição para o desenvolvimento e conservação de sítios de pesquisa na América Central, Equador e Ásia. Hoje o mundo dos morcegos fica mais pobre, mas o legado de Thomas Kunz para a Ciência será eterno.

13 de Abril, 2020

Live sobre morcegos e coronavírus

Evento online que será realizado dia 07/04/2020, ao meio dia.

"Os cientistas afirmaram que o 𝑪𝑶𝑽𝑰𝑫-19 provavelmente se originou da vida selvagem, especificamente morcegos ou pangolins. Mas o que isso realmente significa? E o que podemos aprender disso?

O Youth4Nature irá sediar uma sessão de perguntas e respostas ao vivo e on-line

Abril de 2020

Revisão da Lista de Morcegos Ameaçados do Brasil

No final de 2018 (26 a 30 de novembro) ocorreu a oficina para avaliação das espécies d emorcegos ameaçadas de extinção, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

A oficina foi realizada na Academia Nacional de Biodiversidade situada em Iperó-SP. Vinte cinco pesquisadores de várias partes do Brasil e técnicos do ICMBio analisaram o estado de conservação das espécies que ocorrem no território Brasileiro. O objetivo da oficina foi discutir e categorizar cada uma das 182 espécies brasileiras seguindo os critérios estabelecidos pela IUCN (The International Union for Conservation of Nature).

 

Os resultados obtidos na reunião ainda irão passar por um processo de validação conduzido pelo ICMBio, antes de encaminhamento para publicação oficial.

26 a 30 de Novembro de 2018

Comitê de Saúda Pública elabora Nota sobre os casos de raiva humana deste ano no Brasil

 

O Brasil já tem dois casos de raiva humana em 2020. Recentemente recebemos o informe da Secretaria da Saúde do Rio de Janeiro sobre a ocorrência de uma morte humana por raiva, em março de 2020, um adolescente de 14 anos. Outro caso foi relatado no Estado da Paraíba. Uma mulher de 68 anos foi mordida por uma raposa, com parte de sua mão amputada em decorrência da mordida e segundo a nota técnica, não há registro de ter sido realizado a pós-exposição para a raiva: soro + vacina pela equipe médica.

Há de se lamentar toda vez que alguém morre de uma doença para a qual existe tratamento, mas temos que ir além do lamento e refletir sobre o simples fato que essa morte poderia e deveria ter sido evitada.

Leia a Nota na íntegra: RAIVA HUMANA, UMA CADEIA DE FALHAS

06 de Julho, 2020

Recomendações BSG IUCN para redução de riscos de transmissão do SARS-Cov-2 de humanos para morcegos em atividades essênciais

 

O Grupo de Espacialistas em Morcegos da IUCN divulgou no dia 19 de junho um documento de recomendações para minimizar os riscos de transmissão da SARS-Cov-2 de humanos para morcegos.  É da opinião do grupo que existe um risco de transmissão de SARS CoV-2 de humano para morcego, mas esse risco pode ser reduzido usando estratégias de mitigação apropriadas. Este documento de orientação foi desenvolvido principalmente para pesquisadores. O grupo reconhece que, no momento, suas recomendações podem não ser adequadas para todas as partes interessadas que se aproximam ou entram em contato com os morcegos. O grupo continua a trabalhar com esses grupos para avaliar suas necessidades e produzir recomendações específicas das partes interessadas. O grupo reconhece ainda que nossa compreensão do SARS-CoV-2 está mudando rapidamente e aconselha os pesquisadores que este é um documento vivo com atualizações antecipadas.

Aproveitamos para reforçar nossa nota de suspensão temporária de atividades não consideradas extremamente necessárias com morcegos durante a pandemia.

Para ler o artigo na íntegra, acesse AQUI

22 de Junho, 2020

# Morcegos Sem Fake News

 

Na manhã do dia 08 de maio, a SBEQ foi acionada para verificar uma notícia falsa sobre um morcego que entrou em uma residência e morreu, após passar a noite sugando o sangue do morador. Em vídeos e fotos divulgados nas redes sociais, percebemos que houve manipulação das informações, buscando sensacionalismo e pânico. No vídeo aparecem duas espécies distintas, sendo que a primeira se alimenta única e exclusivamente de insetos, e a segunda espécie, com a língua para fora, só se alimenta de néctar. Nenhuma das duas se alimenta de sangue. O sangue que aparece na cama certamente não é de uma pessoa, mas do morcego que foi morto. Alertamos o moderador da página que a propagação de Fake News é crime e que a matança de morcegos também. O vídeo foi denunciado ao Instagram e pedimos a retratação imediata, corrigindo as informações falsas que foram postadas.

08 de Maio, 2020

Sem transparência, Ministério de Minas e Energia propõe reduzir proteção de cavernas

 

Entrevista do Presidente da SBEQ, Enrico Bernard, para a matéria “Sem transparência, Ministério de Minas e Energia propõe reduzir proteção de cavernas”, publicada em 27/04/2020 no site ((o))eco.

Segue um trecho extraído da entrevista: “Cavernas de máxima importância, como o próprio nome já diz, são as mais importantes que existem”, reforça o presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Quirópteros (SBEQ), Enrico Bernard, especialista em morcegos. “A SBEQ entende que há espaço para a melhoria da legislação pertinente à proteção de cavidades naturais no Brasil e ao licenciamento ambiental envolvendo estes ambientes, mas aponta que os esforços devem ser no sentido de ampliar a proteção das cavernas, especialmente aquelas hoje consideradas como de máxima relevância, e não no sentido de permitir que estas cavernas possam sofrer impactos negativos irreversíveis”, esclarece Enrico na Nota Técnica elaborada em nome da SBEQ sobre a proposta".

Acesse o site ((o))eco e leia a entrevista na integra.

27 de Abril, 2020

Nota sobre suspensão temporária de atividades não consideradas necessárias

Considerando as grandes lacunas de informações sobre os processos de transmissão do vírus SARS-CoV-2 para a fauna silvestre e das consequências de uma possível infecção destes animais na natureza, a Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ) recomenda a suspensão temporária de atividades que envolvam a captura e o manuseio direto de morcegos em vida livre. Devem ser mantidas apenas atividades consideradas extremamente necessárias, como monitoramentos ligados a estudos epidemiológicos, por exemplo. Monitoramentos de cavernas, de abrigos artificiais ou de parques eólicos para fins de licenciamento ambiental não são considerados essenciais neste momento. A SBEQ lembra ainda que consultores não podem ser obrigados a ir a campo neste momento, em função da existência de situação de emergência de saúde.

Pesquisadores da Fiocruz do Rio de Janeiro, em parceria com a SBEQ, estão preparando um protocolo de biossegurança para atividades de campo que envolvam morcegos. Tal documento deve ser divulgado nos próximos dias. A página da SBEQ está com um repositório de informações atualizadas sobre morcegos e coronavírus (https://www.sbeq.net/morcegos-e-coronavirus).

A SBEQ reforça que a suspensão sugerida é temporária e será constantemente reavaliada frente às informações disponíveis.

14 de Abril, 2020

Morcegos em Casa

Live semanal no Instagram da SBEQ

A 𝐒𝐁𝐄𝐐 acaba de lançar o projeto: 𝐌𝐨𝐫𝐜𝐞𝐠𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐬𝐚: em tempos de corona vírus, tudo o que você precisa saber sobre morcegos.

Toda semana teremos um convidado que irá abordar, de forma clara e acessível, diversos assuntos e curiosidades sobre os morcegos. Então, não perca essa.

𝐐𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨: Toda quarta-feira
𝐇𝐨𝐫𝐚: 19 horas
𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥: Instagram da SBEQ @sbeq_morcegos

Abril de 2020

Entenda o coronavírus 

O surto de um novo coronavírus, com origem aparente em Wuhan, na China, tem levado muitas pessoas a questionar-se sobre a relação deste surto com morcegos e sobre a possibilidade de serem infectados pela doença pela proximidade destes animais.

 

A SBEQ traduz e adapta aqui uma publicação de 30 de janeiro da Bat Conservation International, incluindo ainda novas informações recentemente publicadas em renomadas revistas científicas como The Lancet.

Janeiro de 2020

IV Congresso Latino Americano de Mastozoologia

Foi realizado em julho de 2018 o IV Congresso Latino Americano de Mastozoologia na cidade de La Paz Bolívia. O evento contou com 220 participante de 14 países.

 

A SBEQ teve uma participação efetiva no evento especialmente no Simposio Estadual actual de las investigaciones sobre murciélagos em Sudamérica. Participaram do simpósio os representantes da SBEQ Marlon Zortéa e Enrico Bernard. Na oportunidade foram discutidos os assuntos a respeito do tema, em especial a consolidação da SBEQ a Rede Latino — Americana de Conservação dos Morcegos. O Prof. Enrico Bernard da
Universidade Federal de Pernambuco apresentou ainda o trabalho “Proteção e Conservação de morcegos brasileiros: situação atual e perspectivas”.

Julho de 2018