CURSOS REALIZADOS

Sistemática de quirópteros (Amapá, 2011)

A SBEQ e o Laboratório de Mastozoologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) ofereceram o 1º Curso de Sistemática e Taxonomia de Morcegos em Macapá. O Curso contou com aulas teóricas e práticas, que foram realizadas no Campus Fazendinha do IEPA. O curso foi coordenado e ministrado pela Dra. Valéria da Cunha Tavares (Universidade Federal de Minas Gerais).
 
Data:
Carga horária:
Conteúdo programático:
 

Taxidermia de quirópteros (Rio de Janeiro, 2012)

A SBEQ ofereceu o 1º Curso de Taxidermia de Quirópteros na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O cursou foi composto por módulos tóricos e atividades práticas realizadas no Instituto de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi coordenado e ministrado pelo biólogo Carlos Rodrigues de Moraes Neto (Museu Nacional - UFRJ).

 

Data: 17 a 19 de abril de 2012.

Carga horária: 

Conteúdo programático: Fundamentação didática sobre Taxidermia, Taxidermia expositiva e seriada de morcegos, Coleção científica: o melhor uso para um exemplar coletado (Esses assuntos foram subdivididos de forma que abordaram com totalidade a temática proposta).

Captura e identificação de quirópteros (Paraná, 2013)

O 1ª Curso de Captura e Identificação de Quirópteros foi realizado em Curitiba (PR), sendo composto por módulos teóricos, ministrados na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aula práticas de captura e triagem realizadas na Floresta Estadual Metropolitana. O curso foi ministrado pelo Dr. Fernando de Camargo Passos (UFPR) e Dr. Itiberê Piaia Bernardi (UFPR).

Data: 28 a 30 de janeiro de 2013.

Carga horária:

Conteúdo programático:

Bioacoustics applied to bat research (Minas Gerais, 2014)

O 1º curso de Bioacústica aplicada à pesquisa com morcego foi realizado no Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria (MG). O curso contou com módulos teóricos e práticos e foi ministrado pelo Dr. Ralph Simon (Universität Erlangen, Alemanha) e o Dr. Marco Mello (Universidade Federal de Minas Gerais), com o patrocínio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG.

 

Data: 17 a 21 de novembro de 2014.

Carga horária:

Conteúdo programático:

 

2020 SBEQ