Grupo de Trabalho sobre Morcegos Urbanos

Ilustração: Carlos Esbérard & Rafael Wasserman

 É incontestável que muitas espécies de morcegos se adaptaram ao meio urbano, entre as quais se destacam os morcegos insetívoros, grupo com maior afinidade a este ambiente. Esses animais utilizam, com frequência, espaços em residências para refúgio causando inconvenientes e problemas. Não há, de fato, órgão atuando no atendimento a moradores que convivem com os morcegos, exceção feita a alguns poucos Centros de Controle de Zoonoses e alguns pesquisadores isolados.

A   lacuna existente neste atendimento resulta na ação de empresas que atuam no   controle de vetores, oferecendo seus serviços de maneira ilegal ou sem respaldo   científico. Em 2011 surgiu uma proposta de Instrução Normativa que pretende   delimitar esta ação por empresas. Para tal foi instituído um grupo de trabalho   no Conselho Nacional de Meio Ambiente e, em 2012, a SBEQ.

 

Sabemos   de antemão que pouquíssimos pesquisadores atuam no meio urbano e, menos ainda,   no atendimento aos moradores, mas, a quantificação desta informação poderá   fornecer uma ideia mais realista do que, de fato, conhecemos da biologia destas   espécies. Para tal foi instituído um grupo de trabalho no Conselho Nacional de Meio Ambiente e, em 2012, a SBEQ solicitou a integração de um dos seus membros na composição deste grupo. Mas, antes de qualquer ação, é   preciso compilar o conhecimento prévio já adquirido na área para melhor escolher   as ações a serem tomadas ou referendadas. Para tal idealizamos um questionário que está sendo divulgado junto com esta circular.  Pedimos a cooperação de todos   e preenchimento do mesmo. Sua rápida participação será extremamente útil   e bem vinda.
                         

Clique aqui para preencher o questionário on line.

 

Desde  já agradecemos a colaboração.

​Coordenador:

Prof. Dr. Carlos Esbérard, UFRRJ

 

Membros:

Dr. Isaac Passos  Lima, UFRRJ

Dra. Adriana  Ruckert da Rosa, CCZ/SP

Dr. Henrique Ortêncio-Filho, UEM

 

 

 

Clique aqui e veja todo o processo da proposta da Resolução do CONAMA que está sendo apresentada pelo Grupo de Trabalho sobre manejo de morcegos para o MMA. A proposta está sendo discutida amplamente.

 

Coordenação: Lisiane Becker - MOVER/MIRA-SERRA (RS)

Vice-Coordenação: Prof. Dr. Ludmilla Aguiar (UnB)

Relatoria: Dr. Ricardo B. Machado - Instituto Bioeste

Assessoria do DConama/MMA: João Luís F. Ferreira

 

Conta também com a participação de várias ONGs, professores Universitários, representantes da SBEQ, Programa de Monitoramento de Quirópteros para o Rio Grande do Sul (Instituto Sauver), IBAMA, ICMBio, Min. Saúde, representantes do governo da Bahia, Rio de Janeiro e pesquisadores autônomos.

Minuta da última reunião: 01-10-2012

Minuta de proposta de Resolução CONAMA que dispõe sobre "regulamentação para o manejo de quirópteros", versão LIMPA. Procedência: 4º GT. Data: 1º de outubro de 2012 [download]