Grupo Técnico de Marcação de Morcegos 

1/3

Fots: Luciana M. Costa; André Wtt

O Grupo Técnico de Marcação de Morcegos está lançando online a primeira versão do Cadastro Nacional de marcação de Morcegos.

Neste formulário deverão ser inseridos dados dos pesquisadores responsáveis pela marcação dos morcegos e suas áreas de atuação. Considerando a propriedade intelectual dos dados de cada exemplar marcado e, considerando que os pesquisadores marcam os animais através de seus próprios recursos ou de recursos liberados por seus projetos, ainda não disponibilizamos campos nesta versão para inserir os dados individualizados de cada morcego capturado. O objetivo primordial deste cadastro resume-se em agilizar o contato entre o marcador e o pesquisador que porventura venha a recapturar um animal previamente marcado. Os dados cadastrados irão também indicar quais as regiões do país onde há marcação de morcegos e de que forma estão sendo realizadas além de outras pesquisas.

Os dados arrecadados serão gerenciados pelo Grupo Técnico de Marcação de Morcegos e disponibilizados através de relatórios numéricos na página da SBEQ em relatórios periódicos.

Agradecemos desde já a colaboração de todos!

 

 

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Esbérard, UFRRJ

 

 

2020 SBEQ