PRÊMIOS

A SBEQ oferece dois prêmios regulares que são entregues durante as edições do Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros (EBEQ). São eles:



Prêmio Adriano Lúcio Peracchi

 

Dado aos estudantes de graduação e pós-graduação que apresentam os melhores trabalhos em cada EBEQ.

Veja a lista de ganhadores:

 

 

VII EBEQ, Brasília, DF, 2013.

 

CATEGORIA GRADUAÇÃO:

 

#1: JERUSA MARIA DE OLIVEIRA e colaboradores (Universidade Federal de Viçosa, MG). Título do trabalho: Atividade antioxidante da catalase nos tecidos de morcegos tratados com o inseticida endosulfan.

 

#2: EMANUEL DE OLIVEIRA DIAS e CELESTE APARECIDA DIAS (Centro Universitário de Caratinga, MG). Título do trabalho: MorceQuiz: Jogo Eletrônico Para Sensibilização Ambiental.

 

 

CATEGORIA PÓS-GRADUAÇÃO:

 

#1: EDUARDO DE ALMEIDA GUTIERREZ e colaboradores (Universidade de Brasília, DF). Título do trabalho: Influência da luminosidade para a detecção de alimentos em morcegos frugívoros Artibeus lituratus (Phyllostomidae).

 

#2: CIRO LÍBIO CALDAS SANTOS e colaboradores (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS). Título do trabalho: Resposta dos morcegos à composição da paisagem do cerrado no norte do Brasil.

 

 

 

VIII EBEQ, Ouro Preto, MG, 2015.



CATEGORIA APRESENTAÇÃO ORAL:

 

#1: FÁBIO ZANELLA FARNEDA e colaboradores (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas). Título do trabalho: Trait related responses to habitat fragmentation in Amazonian bats.

 

#2: MARIA ISABEL DELGADO JARAMILLO e colaboradores (Universidade Federal de Pernambuco). Título do trabalho: Distribuição atual e potencial de morcegos ameaçados no Brasil.

 

#3: PATRÍCIA PILATTI ALVES e colaboradores (Universidade Federal de Pernambuco). Título do trabalho: Ecomorfologia das escápulas de morcegos neotropicais (Mammalia: Chiroptera).

 

 

CATEGORIA PÔSTER:

 

#1: NICOLE FONTES LOSANO e colaboradores (Universidade Federal de Viçosa). Título do trabalho: Efeitos do inseticida Deltametrina aumenta a atividade antioxidantes de enzimas em testículos de morcegos Artibeus lituratus (Olfers, 1818).

 

#2: BRENO MELLADO DA ROCHA e colaboradores (Universidade Estudal do Norte Fluminense). Título do trabalho: Assimetria, instabilidade no desenvolvimento e seleção sexual em Carollia perspicillata (Chiroptera: Phyllostomidae).

 

#3: UBIRAJARA DUTRA CAPAVERDE JUNIOR e colaboradores (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Título: Mudanças sutis na elevação determinam a estrutura de assembleias de morcegos Phyllostomidae na Amazônia Central.

 

Prêmio Valdir Antônio Taddei

 

Destina-se a um quiropterólogo sênior, incluindo técnicos, professores e pesquisadores, que tenha dedicado sua carreira à pesquisa, convervação e/ou divulgação científica com morcegos. O critério para esse prêmio é o conjunto da obra do pesquisador. Veja a lista dos ganhadores: 

 

VII EBEQ, Brasília, DF, 2013.

 

Conferido ao Dr. CARLOS EDUARDO LUSTOSA ESBÉRARD (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Nascido em cinco de abril de 1959, graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1985), obtendo os graus de mestre, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ; 1999), e doutor em Biologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ; 2004). De 2004 a 2006 desenvolveu estágio pós- doutoral no Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (UERJ). De 1986 a 2004 atuou como biólogo na Fundação Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, por onde coordenava o Projeto Morcegos Urbanos. Durante esse período, treinou e capacitou diversos biólogos atualmente em atividade. Desde 2006 é professor da UFRRJ, onde leciona para a graduação e pós-graduação. É sócio fundador da SBEQ (2006). Publicou mais de 100 artigos científicos, maid e uma dezena de capítulos de livro e organizou dois livros. Dentre esses, merecem destaque as séries de artigos sobre a quiropterofauna do Estado do Rio de Janeiro, onde aborda diferentes aspectos da ecologia e história natural de diversas espécies e análises sobre esforço amostral, e os artigos sobre reprodução em cativeiro. Coordena, pela SBEQ, um Grupo de Trabalho para implantação de um Programa Nacional de Monitoramento de Morcegos.

 

 

VIII EBEQ, Ouro Preto, MG, 2015.

 

Conferido ao Dr. NÉLIO ROBERTO DOS REIS (Universidade Estadual de Londrina). Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), obtendo seus graus de mestre (1978) e doutor (1981) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas. É sócio fundador da SBEQ (2006) e vem trabalhando com morcegos há mais de três décadas, tendo dado uma importante contribuição ao conhecimento sobre a ecologia dos morcegos brasileiros, além de ter formado vários pesquisadores que atuam por todo o Brasil. Até o momento, Nélio Reis já publicou cerca de 40 artigos científicos, 90 capítulos de livro e editou e organizou 13 livros. Mais recentemente, ele tem se destacado por editar uma série de livros técnicos e manuais de campo sobre morcegos e outros mamíferos brasileiros, como por exemplo o livro 'Mamíferos do Brasil', que têm ajudado muito na formação de novos mastozoólogos no país

Prêmio Elisabeth Kalko

 

Este prêmio foi criado especialmente para o VIII EBEQ (Ouro Preto, MG, 2015) e visou reconhecer o mérito de um estudante de graduação ou pós-graduação que submetesse ao evento o trabalho mais inovador. O prêmio foi conferido à PEDRO HENRIQUE FERNANDES LOBO e colaboradores (Universidade Federal de Ouro Preto) pelo trabalho intitulado "Modelagem do processo de forrageamento de morcegos frugívoros por simulação computacional".